Ride Palhaço PDF Imprimir

Em Santa Rita do Sapucaí, na antiga rua da Chácara (hoje Rua dos Marques ou Rua Major José Feliciano), havia um sobrado único, onde morava o saudoso Odoni De Marchi (o Nenê De Marchi), homem de qualidades artísticas comprovadas, que reuniu um grupo com idéias carnavalescas para sair na Praça Santa Rita em comemoração do Carnaval.

Era o carnaval de 1934. Nas rádios eclodiam as músicas novas do carnaval. Havia uma especialmente admirada pelo Sr. Dante De Marchi. O compositor Lamartine Babo havia composto uma marcha-rancho chamando-a Ride Palhaço (Ride – vós palhaços). E o Sr. Dante sugeriu Ride Palhaço como o nome do Bloco. A sugestão estava aprovada; realmente a música tinha agradado a todos e até hoje esse nome está presente, com muita alegria, entre a maioria dos santarritenses.

Um fato curioso a se contar foi na composição da música Ride Palhaço. Mário Reis que a gravou em 8 de novembro de 1933, e a lançou em janeiro de 1934, teve que torpedear Lalá (apelido carinhoso de Lamartine Babo) com alguns drinks e passear com ele em seu carro pelas ruas do Rio de Janeiro. Passando em frente à Casa da Moeda, Mário olhando os leões que existem em frente àquela Casa, disse a Lalá: Eu sou o teu Leão, trecho que foi logo inserido na marcha como Eu sou o teu Pierrô, protagonista da ópera Pallacci na disputa com o Arlequim, pelo amor da Colombina.

Nas bodas de Prata do Ride Palhaço, em 1959, Lamartine foi convidado pelo então Presidente do Ride, Sr. Benedito Capistrano, para apreciar o desfile do bloco que tem sua música como Hino. Ele veio, foi homenageado e desfilou na noite de domingo de carnaval, na famosa noite Espanhola do Ride Palhaço.

 

Texto de Ana Cristina Prado Capistrano e Victor Hugo de Mello Andare Júnior

 

Bloco do Urso

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Copyright © 2009 Cidade do Urso. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por inCoke