História PDF Imprimir

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do Mosquito. Próximo á Igreja de São Benedito.

Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o Contestado, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.

Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.

O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviram-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.

Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.

No dia 22 de maio o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que trazida de Portugal, e estava fundada a freguesia que, mais tarde, viria a se tornar a cidade de Santa Rita do Sapucaí.

 

Datas Históricas

  • 1821 - Doação de oito alqueires feita pelos fundadores
  • 1825 - Celebração da primeira missa na Capela
  • 1836 - A Capela recebe prerrogativas de Curato
  • 1839 - Elevação à categoria de Freguesia
  • 1839 - Elevada à paróquia e seu primeiro pároco foi Pe. Athanásio José Rodrigues
  • 1888 - É elevada a categoria de Vila, em 1º de setembro.
  • 1891 - Foi instalado na Vila o Fórum Cível
  • 1892 - Foi elevada a categoria de cidade, em 24 de maio.

 

Nome

Sapucaí, do Tupi-Guarani, significa a terra das Sapucaias. Sapucaia é uma espécie de árvore. Na Praça Santa Rita, próximo à estátua em homenagem ao Cel. Existe um raro exemplar.

 

Fonte IBGE

 

Bloco do Urso

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Copyright © 2009 Cidade do Urso. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por inCoke